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Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

Resumo

SOBRAL, Isabel; BASTOS, Alfredo  e  SANTANA, Marli Stela. Conhecimento, atitudes e práticas de estudantes universitários angolanos sobre o VIH/SIDA. RILP [online]. 2022, vol.42, pp.13-26.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2022.42/pp.13-26.

O conhecimento equivocado sobre a transmissão do VIH, tratamento e conduta diante da seropositividade gera comportamentos de risco capazes de reforçar o aumento de casos de SIDA. O estudo teve como objetivo principal descrever o conhecimento, as atitudes e práticas dos estudantes da Universidade Católica de Angola, em relação ao risco de transmissão do VIH/SIDA. A pesquisa foi realizada com 275 estudantes. Observou-se quanto maior o nível de escolaridade, aumenta a possibilidade da realização do teste do VIH (p= 0,001), com aumento da possibilidade de aceitar conviver com alguém seropositivo (p=0,01), mas diminui a possibilidade de o indivíduo aceitar ter um parceiro VIH positivo (p=0,02). Assim, a maioria dos estudantes demonstrou ter um conhecimento adequado sobre a transmissão do VIH, mas há atitudes e práticas do cotidiano, capazes de influenciar comportamentos de risco na manutenção da propagação do VIH/SIDA.

Palavras-chave : conhecimento; atitudes; práticas; VIH/SIDA; estudantes universitários; Angola.

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