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Revista Internacional em Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043
Resumo
DIAS, Eliane Pedra e FERREIRA, Maria Amélia. Profissionalismo médico: um desafio permanente na Educação Médica. RILP [online]. 2022, vol.42, pp.77-87. Epub 30-Ago-2022. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2022.42/pp.77-87.
Profissionalismo representa um conjunto de valores, comportamentos e responsabilidades aplicados na atenção ao paciente e nas relações profissionais, sendo estruturante a conscientização do corpo docente sobre a importância da percepção dos estudantes destes valores. O objetivo deste estudo foi obter a expressão escrita dos estudantes do primeiro ano da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Foi solicitado o envio, por e-mail, no início e final dos seminários, respectivamente, de duas ou quatro palavras associadas ao profissionalismo ou ao não-profissionalismo. Foram enviadas 368 palavras, sendo inicialmente associadas ao profissionalismo: responsabilidade, competência e ética. Já compaixão (inicialmente com uma citação), confiança, competência lideraram ao final. Entre as referências de não-profissionalismo, a falta de empatia passou de 5% para 42% das citações. Existem diferenças na percepção dos estudantes sobre profissionalismo e não-profissionalismo, antes e depois de uma exposição mínima ao conteúdo, indicando a importância da abordagem transversal sobre profissionalismo na educação médica.
Palavras-chave : profissionalismo; não-profissionalismo; educação médica.