SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2When the family is the main disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

CRUZ-FERREIRA, António; LOUREIRO, Estela  and  PIMENTEL, Iva. Exercício físico no tratamento da hipertensão: a propósito de um caso. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2013, vol.29, n.2, pp.126-130. ISSN 2182-5173.

O sedentarismo representa um importante problema na sociedade e é sabido que se associa a um risco acrescido de hipertensão arterial (HTA) e outras comorbilidades cardiovasculares. Na abordagem da maioria das doenças associadas a factores de risco ambientais, a prescrição do exercício físico regular constitui um recurso fundamental que deve ser prescrito pelos médicos de família, como primeira linha terapêutica. Apresenta-se o caso clínico de uma mulher de 60 anos, sedentária, que recorreu à médica de família por elevação nos valores da tensão arterial (TA) medidos no domicílio. Foi-lhe prescrito um programa individual que visava a alteração do estilo de vida e a prática regular de exercício físico aeróbio de forma estruturada. Após 6 meses de tratamento, a doente apresentou-se com valores tensionais normalizados não tendo sido necessário, até ao momento, a introdução de qualquer medicação anti-hipertensora. Através do relato deste caso de sucesso, procura-se incentivar/encorajar os médicos de família à prescrição da prática regular de exercício físico aeróbio no tratamento dos seus doentes hipertensos.

Keywords : Exercício Físico; Hipertensão Arterial; Sedentarismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License