SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Diabetes mellitus and colorectal cancer: an evidence-based review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

CUNHA, Patrícia  and  PINHEIRO, Luísa Costa. O papel do exercício físico na prevenção das quedas nos idosos: uma revisão baseada na evidência. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2016, vol.32, n.2, pp.96-100. ISSN 2182-5173.

Objetivos: As quedas, definidas pela Organização Mundial da Saúde como uma passagem não intencional para o chão ou outro nível inferior àquele em que a pessoa se encontra, não são acontecimentos ao acaso, podendo ser previstas através da avaliação de fatores de risco. A população idosa encontra-se mais vulnerável, estimando-se que 30% das pessoas com 65 ou mais anos caiam, pelo menos, uma vez por ano, representando uma importante causa de incapacidade e elevados custos para a saúde, potencialmente evitáveis. Pretende-se, com este trabalho, determinar o efeito do exercício físico (EF) na prevenção das quedas nos idosos. Fontes de dados: Bases de dados MEDLINE e sítios de medicina baseada na evidência. Métodos de revisão: Pesquisa de normas de orientação clínica, metanálises (MA), revisões sistemáticas (RS) e ensaios clínicos aleatorizados e controlados, publicados entre janeiro de 2010 e setembro de 2014, utilizando os termos MeSH: ACCIDENTAL FALLS, ACCIDENT PREVENTION, AGED e EXERCISE. Foi utilizada a Strength of Recommendation Taxonomy (SORT) para a atribuição dos níveis de evidência e forças de recomendação. Resultados: Foram encontrados 203 artigos. Apenas cinco preencheram os critérios de inclusão: três MA e duas RS. Há evidência de que os programas de exercícios para prevenção de quedas em pessoas mais velhas não só reduzem a taxa de quedas, mas também evitam lesões decorrentes das mesmas. Muitos dos fatores de risco para quedas são corrigíveis por programas de exercícios bem desenhados e parecem igualmente eficazes se praticados no domicílio. O tipo de EF mais eficaz na prevenção das quedas nos idosos é o treino de equilíbrio e os programas de EF são mais eficazes se prolongados no tempo e de maior intensidade (maior número de horas e pelo menos duas vezes por semana). Conclusões: De acordo com a evidência disponível, os programas de EF devem ser recomendados porque são eficazes na diminuição do número e risco de quedas nos idosos (Força de recomendação A).

Keywords : Acidentes por Quedas; Prevenção de Acidentes; Idoso; Exercício.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License