SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue5Parental knowledge, concerns, and attitudes regarding feverIodine intake and thyroid function in pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

PIRES, Paulo Das Neves; MAREGA, Abdoulaye  and  CREAGH, José Miguel. Terapia antirretroviral: investigação de implementação nos cuidados de saúde primários, Nampula, Moçambique. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2018, vol.34, n.5, pp.274-286. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v34i5.12312.

Objetivo: Avaliar a situação clínica dos pacientes em terapia antirretroviral, as taxas de adesão e descontinuação e seus fatores determinantes e intervir para melhorar o programa de luta contra o vírus da imunodeficiência humana em Nampula. Tipo de estudo: Investigação de implementação, descritiva mista. Local: Província de Nampula, Moçambique, envolvendo 10 centros de saúde. População: Pacientes em terapia antirretroviral e que descontinuaram, profissionais dos cuidados de saúde primários e praticantes tradicionais de saúde. Métodos: Investigação de implementação, aplicando inquérito a pacientes e praticantes tradicionais de saúde, entrevista semiestruturada com profissionais de saúde e praticantes tradicionais e consulta documental. Avaliada a linha de base nos centros de saúde alvo e controlo foi realizada uma ação de educação para a saúde com os pacientes e com os praticantes tradicionais e de formação médica com os profissionais de saúde nos distritos alvo. Depois foram analisados os indicadores clínicos e do programa em todos os centros de saúde. Resultados: A insegurança alimentar, discriminação e dificuldade de acesso aos serviços de saúde contribuem para uma taxa de descontinuação da terapia, atingindo 50% dos pacientes. A adesão terapêutica verifica-se em 69%. A ação foi realizada em cinco distritos, com 63 pacientes, 59 praticantes tradicionais e 96 profissionais de saúde. Nos distritos de ação verificou-se um aumento do número de Grupos de Apoio à Adesão Comunitários e de referências aos cuidados de saúde primários, bem como uma melhoria relativa do estado clínico dos pacientes e da taxa de descontinuação da terapia, sem diferença estatisticamente significativa. Conclusões: Existem diversas causas de descontinuação da terapia antirretroviral e de baixa adesão. A descontinuação da TARV é um problema grave em Nampula e resulta de fatores individuais, sociais e do sistema de saúde. Intervenções interdisciplinares de baixo custo na área da educação em saúde, associadas a extensão rural, podem inverter esta situação.

Keywords : Antirretroviral; Cuidados de saúde primários; Descontinuação; Investigação de implementação; Moçambique; Vírus da imunodeficiência humana adquirida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License