SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Bronquiolite aguda: (in)formar para prevenir índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

CORREIO, Sandra Franco Afonso. A importância da vigilância do neurodesenvolvimento na consulta de saúde infantil e juvenil em Portugal. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.215-220. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i2.12501.

A patologia do neurodesenvolvimento tem vindo a registar uma progressiva relevância, verificando-se atualmente uma maior consciencialização nesta área específica da saúde infantil e juvenil. Uma vez que em Portugal as crianças são vigiadas maioritariamente pela medicina geral e familiar (MGF), sem formação específica na área, este artigo pretende alertar para os aspetos relevantes da vigilância do neurodesenvolvimento, cujo objetivo principal é permitir que as crianças e jovens alcancem o seu máximo potencial. É importante rastrear as várias áreas do desenvolvimento nas consultas de rotina, para além de identificar as crianças em risco, de modo a agilizar a referenciação para uma intervenção precoce e adequada.

Palavras-chave : Neurodesenvolvimento; Vigilância; Rastreio; Cuidados de saúde primários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons