SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número6Língua pilosa preta: um relato de casoA consulta telefónica em sete passos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versión impresa ISSN 2182-5173

Resumen

CONDE, Margarida Gil  y  RAMOS, Raquel Carmona. Vacina contra o herpes zoster em Portugal. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2020, vol.36, n.6, pp.520-523.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12608.

Herpes zoster (HZ), também conhecido por zona, é uma doença causada pela reativação do vírus varicella zoster (VZ). O aumento da idade pode ser um fator de risco para HZ e as suas maiores complicações são a nevralgia pós-herpética (NPH) e o herpes zoster ophtalmicus (HZO). A vacinação para HZ é um método eficaz e seguro para a prevenção da doença em doentes imunocompetentes e são vários os estudos e revisões que suportam a indicação para vacinação da população a partir dos 60 anos. Embora existam duas vacinas disponíveis no mercado norte americano, em Portugal apenas se encontra aprovada a vacina viva atenuada (VVA) - Zostavax®.

Apesar de ainda não existirem muitos estudos, os já realizados parecem mostrar superioridade no custo-eficácia da vacina recombinante (VR), Shingrix®, quando comparada com a VVA.

Estima-se que 10-30% da população portuguesa seja afetada pela reativação do vírus pelo que urge a importância de se avaliar o real impacto de HZ na população e, caso este se verifique relevante, estudar a necessidade de recomendar a vacinação a todos os doentes com idade superior a 60 anos e aprovar a nova VR.

Palabras clave : Vacina do herpes zoster; Neuralgia pós-herpética..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )