SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1The WONCA tree: portuguese translation and cultural adaptationThe hydrolyzed formula for the prevention of allergic disease in pediatric age: an evidence-based review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

CEBOLA, Joana Silva. Hipertiroidismo. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2021, vol.37, n.1, pp.36-43.  Epub Jan 01, 2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i1.12548.

As hormonas tiroideias influenciam quase todos os tecidos e órgãos do corpo humano, tendo um papel regulador em muitas funções fisiológicas. Apesar de múltiplas etiologias, as causas mais comuns de hipertiroidismo são a doença de Graves, o bócio multinodular tóxico e o adenoma tóxico. As manifestações clínicas do hipertiroidismo podem ir desde o estado assintomático até à tempestade tiroideia. Ao examinar o paciente com hipótese diagnóstica de hipertiroidismo deve ser realizada história clínica detalhada e exame objetivo que inclua avaliação da frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória, peso corporal e avaliação da glândula tiroideia. Os exames complementares de diagnóstico são selecionados em função da hipótese etiológica mais provável. Existem três opções no tratamento do hipertiroidismo: fármacos antitiroideus de síntese, ablação com iodo radioativo e cirurgia. É fundamental realizar um diagnóstico correto da etiologia responsável pelo hipertiroidismo, uma vez que a abordagem terapêutica depende da etiologia, mas também da idade do paciente, sintomas, existência de comorbilidades e preferências pessoais.

Keywords : Tiroide; Hipertiroidismo; Doença de Graves; Bócio multinodular tóxico; Adenoma tóxico..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )