SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Mesotelioma peritoneal maligno: o impacto de uma doença rara na prática clínica do médico de família - um relato de casoCampanha de vacinação para a gripe sazonal das pessoas em situação de sem-abrigo na cidade de Lisboa: uma descrição da experiência no inverno 2015/2016 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versión impresa ISSN 2182-5173

Resumen

GOMES, Samuel. Hematúria no jovem adulto: um caso de síndrome da junção pielo-ureteral. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2021, vol.37, n.1, pp.63-67.  Epub 01-Ene-2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i1.12745.

Introdução:

A síndrome da junção pielo-ureteral é uma patologia mais frequente em idade pediátrica. Consiste numa forma de obstrução do trato urinário, que resulta de um bloqueio parcial ou total intermitente do fluxo de urina a nível da junção pielo-ureteral. É a causa mais comum de hidronefrose no período pré-natal e, quanto aos jovens adultos (18 aos 24 anos), a taxa de internamento por esta causa foi de 0,7 por 100.000 no ano 2000 nos Estados Unidos da América.

Descrição do caso:

Homem de 21 anos, sem antecedentes pessoais de relevo, que recorreu ao serviço de urgência por quadro de dor referida ao flanco esquerdo e hematúria com início no próprio dia. Foi medicado sintomaticamente e teve alta para o médico de família para estudo de cálculo renal. Recorreu a consulta do centro de saúde passados três dias com manutenção dos sintomas. Ao exame objetivo verificou-se punho-percussão lombar sem alterações bilateralmente e palpação abdominal com massa medindo cerca de 15 por 20cm, não móvel, de consistência duro-elástica, nos quadrantes esquerdos. Foi encaminhado novamente ao serviço de urgência para reavaliação urgente. A tomografia computorizada urológica revelou bolsas hidronefróticas a substituir o rim esquerdo, sem imagens sugestivas de obstrução, observação compatível com síndrome da junção pielo-ureteral. Internou-se o utente para cateterização ureteral e avaliação funcional do rim esquerdo.

Comentário:

A hematúria em contexto de dor unilateral referida ao flanco deve fazer suspeitar em primeiro lugar de nefrolitíase, mas outras causas não devem ser negligenciadas, principalmente em apresentações menos típicas. Este caso reforça a ideia de que uma patologia mais frequente em idade pediátrica pode ser encontrada em doentes adultos. É, no entanto, pouco comum, tendo sido a validação das queixas do utente e o exame objetivo cuidado em consulta de medicina geral e familiar fatores chave para uma orientação adequada.

Palabras clave : Hematúria; Síndrome da junção pielo-ureteral; Jovem adulto; Hidronefrose..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )