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Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versión impresa ISSN 2182-5173

Resumen

AROSO, Margarida  y  SEABRA, Pedro. Expectativas dos utentes na consulta nos cuidados de saúde primários. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.109-118.  Epub 31-Abr-2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i2.12929.

Objetivos:

Caracterizar as expectativas dos utentes face à consulta de medicina geral e familiar (MGF) e analisar se existe relação entre o cumprimento das expectativas do utente e as características sociodemográficas, com a satisfação no final da consulta.

Métodos:

Consistiu num estudo observacional transversal, realizado numa Unidade de Saúde Familiar (USF) durante quatro semanas. Os utentes que se dirigiam a uma consulta programada eram questionados sobre o interesse em responder a um inquérito anónimo. A primeira página, lida e preenchida antes da consulta, consistiu em dados sociodemográficos (idade, género, escolaridade), número de consultas que teve na USF no último ano e expectativas presentes antes da consulta. A segunda página, respondida após a consulta, consistiu num questionário para analisar as expectativas cumpridas na consulta e outro para avaliar a satisfação com os cuidados médicos.

Resultados:

Obtiveram-se 65 inquéritos válidos. Verificou-se que a expectativa mais frequente antes da consulta consistia em receber informação sobre os resultados dos exames auxiliares de diagnóstico e a expectativa mais cumprida foi a explicação sobre o tratamento. Quanto ao grau de satisfação no final da consulta, a média de satisfação foi de 4,2 em 5 pontos. Verificou-se que os utentes estavam mais satisfeitos com o grau de confidencialidade e a forma como o médico o/a ouviu. Observou-se maior grau de satisfação em utentes com grau de escolaridade superior, com maior número de expectativas cumpridas e com maior número de ações realizadas e que não eram expectativas que o doente levava para a consulta.

Conclusões:

É importante identificar as expectativas que os doentes levam para a consulta, pois os utentes que reportam elevado número de expectativas cumpridas têm um elevado nível de satisfação, o qual pode ser atualmente considerado como um importante indicador da qualidade de saúde.

Palabras clave : Expectativas; Satisfação; Cuidados de saúde primários.

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