SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Beta-bloqueantes e asma.Diabetes mellitus tipo 2 em idade pediátrica. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

ALVES, Cátia et al. Episódio hipotónico-hiporresponsivo pós-vacinação: a propósito de um caso clínico. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.159-162.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i2.12071.

Introdução:

O episódio hipotónico-hiporresponsivo (EHH) pós-vacinação caracteriza-se pela súbita diminuição do tónus muscular, hiporresponsividade e alteração da coloração cutânea (palidez ou cianose), com início imediato ou até 48 horas pós-imunização e em que não é identificável outra causa.

Descrição do caso:

Descreve-se o caso clínico de uma lactente referenciada à consulta por suspeita de anafilaxia após vacinação e em que a investigação imunoalergológica permitiu excluir o diagnóstico, demonstrar a tolerância à vacina pentavalente e confirmar o EHH.

Comentário:

Este caso reforça a importância da referenciação destas crianças para a consulta de imunoalergologia para exclusão/confirmação de alergia às vacinas. O EHH é uma entidade rara, pouco descrita na literatura e que pode acometer qualquer criança que seja vacinada. Não deve ser contraindicação para futuras imunizações, sendo, no entanto, recomendável que a dose de vacina pós-episódio seja feita em ambiente hospitalar.

Palavras-chave : Vacinação; Episódio hipotónico-hiporresponsivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )