SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Episódio hipotónico-hiporresponsivo pós-vacinação: a propósito de um caso clínico.Síndroma de QT Longo: relato de caso de uma causa rara de síncope em idade pediátrica. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

RAINHO, Cláudia; ADAO, Ana Margarida; TELES, Inês  e  NETO, Margarida. Diabetes mellitus tipo 2 em idade pediátrica. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.163-169.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i2.12296.

Introdução:

A crescente incidência de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em idade pediátrica é uma realidade. O rastreio recomenda-se perante fatores de risco, sendo comuns ao adulto os critérios diagnósticos. Nesta idade o tratamento visa o controlo glicémico e de fatores de risco associados, sem comprometer o desenvolvimento, e também a prevenção de comorbilidades e complicações. Este caso clínico pretende destacar a abordagem holística precoce e o envolvimento familiar na abordagem da DM2 neste grupo etário.

Descrição do caso:

Adolescente, sexo masculino, 12 anos, hispânico, com antecedentes pessoais de obesidade, alimentação desequilibrada e história familiar de obesidade e DM2, recorreu à consulta por glicemia capilar ocasional elevada, referindo polidipsia. Apresentava glicemia em jejum 160mg/dl e HbA1C 9,6%. Foi referenciado à especialidade de endocrinologia e, após estudo, iniciou alterações de estilo de vida e terapêutica farmacológica com metformina. Atualmente, após quatro anos, apresenta-se normoponderal, com HbA1C < 6%, apenas sob terapêutica não farmacológica.

Comentário:

A abordagem desta patologia em idades jovens exige um trabalho conjunto de autoridades políticas, rede escolar e cuidados de saúde para uma promoção de estilos de vida saudáveis e combate ativo à obesidade infantil, procurando envolver e responsabilizar os cidadãos. Os profissionais de saúde devem estabelecer precocemente o diagnóstico e terapêutica para evitar complicações, sendo essenciais as mudanças de estilo de vida e o envolvimento familiar.

Palavras-chave : Diabetes mellitus tipo 2; Crianças; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )