SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue6When treatment becomes the cause of the diseaseMyelopathy of rare and treatable cause: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

VIVEIROS, Maria João Albuquerque da Silva; FELIZARDO, Andreia  and  ALVES, Mariana Farinha. Um caso de demência multifatorial. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2021, vol.37, n.6, pp.586-591.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i6.13024.

Introdução:

A demência pode apresentar-se com deterioração de um ou vários domínios cognitivos, caracterizando-se pelo impacto e desadaptação nas atividades de vida diária (AVD). A apresentação deste caso clínico justifica-se pela incidência crescente deste diagnóstico e pela importância do reconhecimento atempado de fatores causais reversíveis para o mesmo, que permita a realização de tratamento dirigido e a minimização de complicações.

Descrição do Caso:

Homem de 70 anos, solteiro, ex-fumador, com antecedentes de alcoolismo e de comportamentos sexuais de risco. É trazido pela filha à consulta por um quadro com quatro anos de evolução de alteração comportamental, com episódios de heteroagressividade, discurso incoerente, perda progressiva de autonomia e autonegligência e descoordenação motora associada a alterações da marcha com quedas frequentes. Destaca-se a deteção, duas semanas antes da data da consulta, de lesão cutânea escrotal com 4x2cm de diâmetro e 2cm de espessura, de consistência elástica, indolor, ulcerada, compatível com goma sifilítica. Por suspeita de sífilis terciária é encaminhado para o serviço de urgência (SU), com posterior internamento e confirmação de neurossífilis, tendo cumprido terapêutica prolongada com penicilina endovenosa (EV), com melhoria do quadro neurológico. Três meses depois é reinternado por reativação de neurossífilis e medicado com penicilina, seguindo-se, após alta, um agravamento do seu estado clínico, com caquexia, diminuição global da força muscular mais evidente ao nível dos membros inferiores, disartria marcada e disfagia progressiva. Faleceu 11 meses depois, por pneumonia associada aos cuidados de saúde.

Comentário:

Neste caso clínico destaca-se a presença de uma causa potencialmente reversível de demência: neurossífilis. Após tratamento verificou-se uma melhoria parcial do quadro; contudo, sem completa recuperação e com posterior deterioração progressiva. Este aspeto justifica-se pelo diagnóstico tardio e pela presença concomitante de outros fatores etiológicos para a síndroma demencial. Pelo conhecimento dos antecedentes pessoais, do contexto sociofamiliar e do estado prévio do seu doente, o médico de família encontra-se numa posição privilegiada para o diagnóstico precoce e orientação destas situações.

Keywords : Demência; Declínio cognitivo; Neurossífilis; Cuidados de saúde primários..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )