SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número6Um caso de demência multifatorialPerspetivas futuras na monitorização do ritmo cardíaco e a utilização de smartwatch índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versión impresa ISSN 2182-5173

Resumen

MENDES, Joana Rita; MIRANDA, Ana Filipa  y  MOREIRA, Maria Pieri. Mielopatia de causa rara e tratável: relato de caso. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2021, vol.37, n.6, pp.593-596.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i6.12916.

Introdução:

As fístulas arteriovenosas durais espinhais (FAVDE) são raras e a sua apresentação clínica é inespecífica e insidiosa. A etiologia é desconhecida e tem incidência superior em homens de meia-idade.

Descrição do Caso:

Mulher de 50 anos, com antecedentes de depressão reativa, que se dirigiu ao médico de família por queixas álgicas após queda da própria altura com impacto na anca direita e joelhos. O exame objetivo e as imagens radiográficas não revelaram alterações importantes; contudo, as queixas persistiram apesar do tratamento conservador. O quadro inicial de coxalgia direita com predomínio noturno acresceu-se de disestesias dos membros inferiores e incontinência urinária e fecal. A utente foi referenciada para consulta externa de neurocirurgia, tendo sido detetada uma FAVDE.

Comentário:

O objetivo deste relato é evidenciar as dificuldades encontradas na avaliação da doente e aumentar a consciencialização para este problema raro, realçando a importância do diagnóstico e tratamento atempados.

Palabras clave : Fístula arteriovenosa; Doenças vasculares da medula espinhal; Isquemia do cordão espinhal..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )