SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Inércia terapêutica na diabetes mellitus tipo 2: perceção dos médicos de família e clínica geral do ACeS Almada-Seixal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

CARDOSO, Carlos Seiça et al. Papel de uma intervenção estruturada na prescrição racional e desprescrição de benzodiazepinas na população geriátrica em cuidados primários. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2022, vol.38, n.1, pp.10-15.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i1.13047.

Introdução:

As benzodiazepinas (BDZ) são amplamente utilizadas para controlar os sintomas na insónia e nas perturbações de ansiedade. Na população geriátrica, as preocupações relacionadas com estes tratamentos são maiores, sendo que, além da possibilidade de causarem sonolência diurna, existe ainda evidência de associação com o aumento do risco de quedas, declínio cognitivo e delirium. Neste contexto surge a necessidade de estudar e avaliar estratégias para prescrição racional e desprescrição de BDZ, evitando utilização prolongada/crónica sempre que clinicamente desnecessária, bem como desenvolvimento de guidelines para apoiar estas intervenções terapêuticas. Este estudo teve como objetivo primário avaliar a eficácia de uma intervenção composta na prescrição racional/desprescrição de BDZ na população geriátrica acompanhada em cuidados de saúde primários.

Métodos:

Ensaio clínico aleatorizado envolvendo duas Unidades de Saúde Familiar (USF) do mesmo centro de saúde, com vista a testar a eficácia de uma intervenção composta na melhoria do perfil de prescrição de BDZ em indivíduos com mais de 65 anos.

Conclusão:

Após nove meses a probabilidade de não existir prescrição de BDZ é, em média, 1.004 vezes maior (cerca de 0,4%) na USF onde existiu intervenção do que na USF controlo e, portanto, demostrando que a intervenção pode ser benéfica. Acredita-se que outros estudos, metodologicamente otimizados, poderão ser um contributo importante para ajudar a resolver este problema.

Palavras-chave : Desprescrição; Benzodiazepinas; Fármacos hipnóticos; Geriatria; Cuidados de saúde primários..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )