SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Privacidade e confidencialidade em medicina: o que diz o Regulamento Geral de Proteção de Dados sobre o acesso a informação de saúdeO Burnout dos profissionais de saúde na pandemia COVID-19: como prevenir e tratar? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

SIMOES, Magda Alves  e  SANTOS, Mariana Ferreira. Hipersexualidade na demência: uma breve reflexão crítica. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2022, vol.38, n.2, pp.221-225.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i2.13042.

Nas últimas décadas verificou-se uma significativa mudança na estrutura etária da população correspondente a um progressivo envelhecimento, com aumento da incidência de doenças crónicas e degenerativas, incapacidades e dependências. Entre os problemas de saúde que acometem as pessoas idosas, as síndromas demenciais e as suas complicações, como a hipersexualidade, acarretam um marcado impacto na estrutura familiar e na sociedade, com fortes implicações na utilização de cuidados e serviços de saúde. Foi realizada uma revisão da literatura sobre a abordagem da hipersexualidade na demência, tendo-se concluído que existe pouca investigação sobre o tema e, consequentemente, orientações clínicas, o que gera dificuldades na sua identificação e abordagem. Pretende-se com este artigo promover a reflexão crítica sobre este problema e suscitar a sensibilização dos profissionais de saúde para o seu reconhecimento, abordagem adequada e realização de investigação para a criação de orientações clínicas.

Palavras-chave : Demência; Hipersexualidade; Cuidados de saúde primários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )