SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3What is the role of quetiapine in fibromyalgia?Lupus pericarditis: chest pain and fever amidst COVID-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

FROIS, Ana Teresa. Lacrimejo durante a mastigação associado a paralisia facial: relato de caso da síndroma de lágrimas de crocodilo. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2022, vol.38, n.3, pp.294-299.  Epub June 30, 2022. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i3.13251.

Introdução:

O lacrimejo anormal com a mastigação é uma queixa incomum, que pode surgir após uma paralisia do nervo facial de qualquer etiologia. O mecanismo por trás deste sintoma não está claramente estabelecido e não existe consenso quanto à melhor opção terapêutica. Este caso realça o papel do médico de família na educação e tranquilização do doente, fundamentais para a aceitação e controlo do impacto emocional associado.

Descrição do caso:

Homem, 56 anos. Recorreu ao médico de família em fevereiro de 2020 por chorar quando comia. Afetava apenas o olho esquerdo e teria começado cerca de um ano antes, enquanto realizava reabilitação de paralisia facial periférica secundária a cirurgia por neurinoma do acústico. Simultaneamente apresentava congestão nasal profusa da narina esquerda. A hemiface esquerda apresentava tónus muscular superior à direita. Os sintomas iniciaram-se concomitantemente à recuperação da função motora. Na consulta de seguimento de neurocirurgia, o paciente mencionou o lacrimejo anormal e foi-lhe dito que era uma sequela sem necessidade de investigação adicional. O paciente queria saber mais sobre o seu sintoma e possíveis soluções, tendo consultado o seu médico de família. Após revisão da literatura, a hipótese diagnóstica foi encontrada e explicada ao utente e as opções terapêuticas foram abordadas. O paciente considerou desnecessário submeter-se a um procedimento invasivo com resultados incertos, tendo optado por ajustes no seu dia-a-dia. O esclarecimento do diagnóstico foi suficiente para reduzir significativamente a sua preocupação.

Comentário:

Apesar de o lacrimejo com ingestão de alimentos não ser tão impactante como a paralisia facial, enquanto sequelas da cirurgia a neurinoma do acústico, associa-se a grande impacto emocional, com frequente evitamento de refeições sociais. Deve fornecer-se informação completa, pois poderá ser suficiente para proporcionar alívio ou, caso o paciente pretenda tratamento, permitir a sua orientação adequada.

Keywords : Lágrimas; Efeitos adversos; Paralisia facial; Neurinoma do acústico; Caso clínico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )