SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Pericardite lúpica: dor torácica e febre em tempos de COVID-19Quando um aneurisma se faz passar por cisto sebáceo: a propósito de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

SILVA, Joana Maria Ribeiro et al. Lesões cutâneas furunculoides com um diagnóstico inesperado: relato de caso. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2022, vol.38, n.3, pp.305-310.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i3.13441.

Introdução:

Miíase é a infeção causada por larva de mosca, ocorrendo nas regiões (sub)tropicais. Nos países não-endémicos torna-se relevante, dado que os viajantes que regressam podem importar infeções, expandindo a transmissão destes agentes. A miíase furuncular mimetiza dermatoses comuns, podendo originar tratamentos inadequados. Pretende-se caracterizar as lesões, auxiliar no diagnóstico e tratamento, enfatizando a importância de anamnese adequada.

Descrição do caso:

Homem, 40 anos, sem antecedentes pessoais relevantes, medicação, alergias e com programa nacional de vacinação atualizado. Recorre ao centro de saúde por três lesões cutâneas, eritematosas, moderadamente dolorosas, desde há oito dias. Nega outros sintomas, picadas ou lesões semelhantes nos conviventes. Refere viagem recente a São Tomé e Príncipe. São observadas três lesões semelhantes a furúnculos com orifício central. Prescreveu-se antibiótico oral, aguardando-se recomendações por medicina do viajante e tropical. Horas depois contacta-se o utente, aconselhando-se a evicção da expressão das lesões e a oclusão dos orifícios centrais com vaselina, forçando a exteriorização da larva. No dia seguinte emergiram e foram removidas as larvas de cada lesão. Um mês depois, as lesões cicatrizaram deixando apenas hiperpigmentação cutânea.

Comentário:

A miíase furuncular manifesta-se como lesão semelhante a furúnculo com orifício central, sendo a larva evidenciada através da visualização da extremidade posterior. Sensação de movimento, prurido e dor de aparecimento noturno são sintomas frequentemente reportados. A completa remoção das larvas e a prevenção e controlo de infeção secundária são os objetivos do tratamento. Considerar a miíase entre os diagnósticos diferenciais de lesões furunculoides reduz o uso injustificado de antibióticos e as resistências. Por outro lado, o contexto dos cuidados primários favorece uma oportunidade ótima à prestação de cuidados preventivos e educação para a saúde relativa ao viajante. Atender às exposições de risco e uma anamnese cuidada previne o estabelecimento da mosca responsável pela miíase em regiões não endémicas.

Palavras-chave : Miíase; Miíase furuncular; Relato de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )