SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Quando um aneurisma se faz passar por cisto sebáceo: a propósito de um caso clínicoMotivar o doente: um trunfo esquecido na adesão ao tratamento? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

SILVA, Daniela Abreu; MACEDO, Francisco  e  QUINTAL, Dolores. Medicina sem fronteiras: os desafios da população imigrante. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2022, vol.38, n.3, pp.315-321.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i3.13198.

A migração é um fenómeno que tem vindo a crescer globalmente e também em Portugal. Durante o processo de migração, os indivíduos ultrapassam diversas transições que podem desencadear desequilíbrios e potenciar o surgimento de problemas de saúde. Os imigrantes estão em particular risco de sofrer disparidades nas oportunidades de acesso aos cuidados de saúde e tratamento médico como consequência de múltiplos fatores. As necessidades da população migrante em crescimento são um desafio para os sistemas de saúde. Este grupo é heterogéneo e apresenta características distintas pelo que as competências culturais são essenciais para a prática clínica do médico de família que, cada vez mais, se depara com uma população mais diversa do ponto de vista cultural. Neste trabalho pretende-se focar particularidades dos utentes imigrantes, compreender os maiores desafios encontrados na sua abordagem e rever estratégias que melhorem o acesso e os cuidados prestados a esta população, à luz da medicina centrada na pessoa.

Palavras-chave : Emigração e imigração; Disparidades em assistência à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )