SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Quando não é só uma gripe: relato de caso de uma miosite viralTrimetilaminúria, uma doença social? Relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

CABRAL, Estela et al. Tratamento da infeção por Helicobacter pylori nos cuidados de saúde primários: um trabalho de melhoria da qualidade. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2022, vol.38, n.4, pp.400-407.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i4.13238.

Introdução:

Vários regimes de antibioterapia têm sido propostos para tratamento da infeção por Helicobater pylori (Hp) e a escolha de terapêutica adequada deve basear-se nas resistências locais aos antibióticos, com recurso a terapia quádrupla. Pretende-se com este trabalho melhorar a qualidade da prescrição para tratamento das infeções por Hp, de acordo com a NOC, recomendações clínicas mais recentes e perfis de resistência em Portugal.

Materiais e Métodos:

Este é um trabalho de melhoria de qualidade técnico-científica com dois momentos de avaliação interna, em cinco unidades da Zona Centro. Foram considerados todos os utentes com diagnóstico de infeção por Hp num período de três meses antes e após uma breve intervenção sobre as orientações mais atuais no tratamento do Hp. Os dados foram recolhidos do MIM@UF® e SClínico® e tratados em Microsoft Excel® 2016.

Resultados:

Na avaliação obtiveram-se 68 utentes com diagnóstico positivo para Hp. Destes, 65 receberam tratamento para um total de 46% (n=30) com tratamento adequado. No período pós-intervenção foram avaliados 65 utentes com diagnóstico de infeção por Hp. Destes, 62 receberam tratamento para um total de 71% (n=44) com tratamento adequado.

Discussão:

A intervenção traduziu-se numa melhoria da escolha de terapêutica de primeira linha. Houve uma diminuição na escolha da terapêutica tripla, assim como no erro de prescrição.

Conclusão:

Este trabalho evidencia como a intervenção formativa junto dos médicos poderá contribuir para a melhoria da qualidade da prescrição para tratamento da infeção por Hp.

Palavras-chave : Helicobacter pylori; Antibiótico; Bismuto; Claritromicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )