SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número5O passado e o futuro da infeção por VIH: um caso clínicoUma causa rara de diarreia: efeito pouco frequente de um medicamento comum índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

CARDOSO, Graça; SILVA, Ana Luísa; VARANDAS, Ana Cristina  e  SILVA, Lígia. Hipocalcemia sintomática em cuidados de saúde primários: a propósito de um caso clínico. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2022, vol.38, n.5, pp.517-522.  Epub 31-Out-2022. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i5.13284.

Introdução:

O hipoparatiroidismo é uma causa de hipocalcemia, sendo a sua principal etiologia a exérese inadvertida/lesão das paratiroides aquando da tiroidectomia total. Habitualmente os sintomas manifestam-se no período pós-operatório imediato, sendo rara a sua manifestação anos após a cirurgia. Atendendo à sua forma de apresentação inespecífica, no caso de uma manifestação tardia, o seu diagnóstico requer elevado grau de suspeição. Assim, pretende-se apresentar um caso de hipocalcemia tardia, alertando-se para a sua sintomatologia inespecífica e consequente dificuldade de diagnóstico no âmbito dos cuidados de saúde primários de uma situação que pode ser potencialmente grave ou até fatal.

Descrição do caso:

Doente submetida a tiroidectomia por carcinoma papilar da tiroide, com paratiroidectomia parcial incidental em 2010, seguida de terapêutica com iodo radioativo. Desde 2016 com mialgias, parestesias das mãos e ansiedade com agravamento progressivo. Em 2019, por quadro de ansiedade extrema e tetania dos membros superiores, foi enviada ao serviço de urgência, onde foi diagnosticada hipocalcemia grave por iatrogenia pós tiroidectomia total de apresentação tardia.

Comentário:

Esta é uma condição rara, que pode mimetizar um amplo espectro de doenças do foro músculo-esquelético, neurológico ou psiquiátrico. Deve pesquisar-se sinal de Trousseau e Chvostek, confirmando-se diagnóstico com cálcio e hormona paratiroideia, seguindo-se tratamento com cálcio e vitamina D. Em situações agudas é necessária avaliação em serviço de urgência. Este caso retrata a importância do médico de família na avaliação de sintomas inespecíficos que, a par dos antecedentes e observação semiológica cuidada, poderão fazer suspeitar de diagnósticos incomuns, mas potencialmente fatais.

Palavras-chave : Tiroidectomia; Hipoparatiroidismo; Hipocalcemia; Relato de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )