SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número5Ninguém nasce com micoseIsolamento social e solidão dos idosos em tempo de COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

MOREIRA, Patrícia Maria  e  LOPES, Soledade. Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos profissionais de saúde de uma unidade de saúde familiar. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2022, vol.38, n.5, pp.535-538.  Epub 31-Out-2022. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i5.13400.

Volvidos quase dois anos após o aparecimento da pandemia COVID-19 começamos agora a ter de lidar não só com a doença em si, mas também com as suas consequências. A saúde tem estado no foco das atenções e daqueles que cuidam dela ainda mais, sobretudo os cuidados de saúde primários pelo seu papel ativo na fase de pandemia. Normal será que todo esse esforço acabe, de uma maneira ou de outra, por refletir-se na saúde mental dos profissionais de saúde. Foi, por isso, desenvolvido um estudo no sentido de perceber o impacto da pandemia COVID-19(2) na saúde mental dos profissionais de saúde numa unidade de saúde familiar (USF). Os resultados revelaram-se bastante impactantes, sendo que a maioria não só sentiu um moderado a forte impacto como apresentou sintomas sugestivos de burnout - como exaustão emocional, ansiedade e perturbações do sono -, levando mesmo a uma elevada proporção de profissionais que recorreram ao uso de medicação antidepressiva/ansiolítica e indutora do sono. É, portanto, urgente a instituição de medidas preventivas ou ações de apoio que promovam a saúde mental dos profissionais em questão.

Palavras-chave : Saúde mental; COVID-19; Profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )