SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número6Políticas de saúde prioritárias no pós-pandemia: a visão dos profissionais de saúdePericardite aguda após vacina contra COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

MENDES, Joana Catarina Santos  e  COSTA, Rui Miguel Tavares. Penfigoide bolhoso e mieloma múltiplo: um relato de caso. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2022, vol.38, n.6, pp.606-610.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i6.13199.

Introdução:

As doenças cutâneas bolhosas autoimunes são patologias raras, sendo o penfigoide bolhoso a doença bolhosa autoimune subepidérmica mais comum. A ocorrência concomitante de penfigoide bolhoso e neoplasias malignas tem sido relatada na literatura; contudo, a evidência dessa associação permanece controversa. Este relato de caso tem como objetivo sensibilizar para a existência desta patologia, a sua possível associação com as neoplasias malignas, nomeadamente com o mieloma múltiplo, e realçar a importância de várias características da medicina geral e familiar.

Descrição do caso:

Descreve-se o caso de uma mulher de 73 anos, com antecedentes de diabetes mellitus, hipertensão arterial e perturbação depressiva recorrente. Sem hábitos alcoólicos, tabágicos ou toxifílicos. Constitui uma família de tipo unitário. Apresentou-se, ao longo de várias consultas, com quadro de lesões cutâneas (inicialmente lesões inespecíficas e posteriormente lesões bolhosas tensas), associadas a prurido, sintomas constitucionais e anemia, iniciados quase concomitantemente. Foram efetuados os diagnósticos de penfigoide bolhoso e mieloma múltiplo. A doente foi submetida a tratamento com corticoterapia oral, tendo obtido resolução completa da sintomatologia cutânea. Iniciou, posteriormente, quimioterapia, com melhoria dos sintomas constitucionais. Permanece autónoma, a habitar sozinha, com bom suporte familiar por parte dos filhos.

Comentário:

O penfigoide bolhoso é uma patologia cutânea para a qual os médicos de família devem estar alerta. A sua possível associação com as neoplasias malignas não se encontra comprovada. Ainda assim, em doentes com diagnóstico recente de penfigoide bolhoso, embora não se possa recomendar a pesquisa de neoplasias para além dos rastreios oncológicos habitualmente preconizados, sugere-se que seja efetuada uma avaliação abrangente, sobretudo se existirem sinais e sintomas suspeitos. O caso clínico exposto realça também a importância de praticamente todas as características da medicina geral e familiar na prestação de cuidados de saúde.

Palavras-chave : Dermatoses bolhosas; Penfigoide bolhoso; Neoplasias malignas; Mieloma múltiplo; Relato de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )