SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Diabetes mellitus não controlada: inércia vs adesão à terapêuticaMultimorbilidade: impacto no exercício da medicina centrada na pessoa e no distress médico em medicina geral e familiar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

FERRAZ, Rui  e  ROSARIO, Frederico. Referenciação aos cuidados de saúde secundários em idade adulta: protocolo de estudo coorte retrospetivo. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2023, vol.39, n.1, pp.30-35.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i1.13407.

Objetivos:

Estimar a taxa de referenciação à consulta externa do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) na idade adulta; avaliar a qualidade das referenciações realizadas pelos médicos de família (MF), tendo como base o Guia de Referenciação do ACeS Dão Lafões à Consulta Externa do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (GR); comparar as referenciações entre as unidades funcionais participantes no estudo; analisar os tempos de resposta dos cuidados de saúde secundários aos pedidos de consulta; avaliar a existência de informação de retorno para o MF após a alta.

Métodos:

Este protocolo de estudo coorte retrospetivo multicêntrico será implementado em seis unidades do ACeS Dão Lafões [Unidade de Saúde Familiar (USF) Cândido Figueiredo, USF Montemuro, USF Viseu Cidade, USF Tondela, UCSP São Pedro do Sul e UCSP Vouzela], bem como no CHTV e terá como população estudada os utentes inscritos nas unidades envolvidas, com 18 ou mais anos de idade completos em janeiro de 2018. Será selecionada aleatoriamente uma amostragem de 8.000 observações. Serão avaliadas as referenciações realizadas para o CHTV no ano de 2018. Os dados serão colhidos por consulta do processo clínico das USF e do CHTV. Variáveis estudadas: sexo, idade, unidade funcional, utilizador, número de referenciações, taxa de referenciação por consulta, taxa de utilizadores referenciados, taxa de referenciação por utente utilizador, consulta pedida, qualidade das cartas, tempo até à resposta, caracterização da resposta, avaliação das respostas, tempo até à consulta hospitalar, informação de retorno. O estudo será realizado no último trimestre de 2021 relativamente a referenciações efetuadas no ano de 2018.

Discussão:

Os resultados deste estudo contribuirão para um melhor conhecimento, por um lado, do processo e qualidade da referenciação por parte dos cuidados de saúde primários, por outro da qualidade da resposta dada pelos cuidados de saúde secundários no que respeita aos tempos de resposta e à transferência de cuidados após a alta hospitalar. Ao nível dos cuidados de saúde primários poderá ainda contribuir para avaliar se existem ou não discrepâncias no processo de referenciação entre diferentes modelos de unidades de cuidados de saúde primários. Outro aspeto diferenciador deste estudo é a forma como os dados serão analisados para medir a resposta hospitalar aos pedidos de consulta, permitindo estimar com maior precisão o tempo que medeia a referenciação e a realização da consulta hospitalar. Este estudo poderá ainda servir como ponto de partida para um ciclo de melhoria contínua da qualidade em várias vertentes da articulação entre estes dois níveis de cuidados no que respeita ao processo de referenciação.

Palavras-chave : Referenciações; Cuidados de saúde primários; Qualidade dos cuidados de saúde; Cuidados de saúde secundários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )