SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Portugal na OCDE: mortalidade evitável (prevenível e tratável)O muito que falta aos doentes com necessidades paliativas em Portugal: discussão depois de um estágio internacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

ROCHA, Diogo Fernandes da; VILARINHO, Laura  e  LOURO, Pedro. O rastreio nacional neonatal da drepanocitose e a comunicação do estado de portador. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2023, vol.39, n.1, pp.76-78.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i1.13435.

Portugal implementou recentemente um projeto para a inclusão da Drepanocitose nas patologias rastreadas no âmbito do Programa Nacional de Rastreio Neonatal. Numa fase inicial, este projeto limitou-se aos habitantes da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde residem em maior número os indivíduos de ascendência africana em solo português. No entanto, considerando que este rastreio foi, entretanto, alargado ao restante território nacional, uma questão se levanta: como lidar com os resultados dos portadores de traço falciforme?

Palavras-chave : Drepanocitose; Heterozigoto HbS; Portador; Rastreio neonatal; Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )