SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1O rastreio nacional neonatal da drepanocitose e a comunicação do estado de portadorA atuação do médico de família e os cuidados paliativos: o método ACERTAR índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

VARELA, Tânia Caeiro. O muito que falta aos doentes com necessidades paliativas em Portugal: discussão depois de um estágio internacional. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2023, vol.39, n.1, pp.79-83.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i1.13514.

No contexto dos estágios opcionais do internato específico de medicina geral e familiar realizei três estágios no National Health Service, nas várias tipologias de cuidados paliativos que existem e que, com algumas diferenças, também existem no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta experiência permitiu-me encontrar diferenças que julgo poderem alimentar a necessária discussão sobre as mudanças a realizar em contexto nacional. Por outro lado, permitiram-me um olhar diferente sobre a nossa realidade, o caminho já percorrido, mas também aquele que ainda temos pela frente. Acredito ser urgente uma discussão relativa a três temas que me parecem fraturantes e de enorme relevo para que a qualidade dos cuidados prestados seja efetivamente aquela que desejamos num SNS que pretende cuidar de forma holística cada um dos portugueses: “via verde” para doentes e famílias com necessidades paliativas, o respeito pela autonomia dos doentes e famílias e a partilha de experiências e erros, entre profissionais, que pode levar a um crescimento coletivo nesta área.

Palavras-chave : Cuidados paliativos; Dignidade; Autonomia; Medicina centrada na pessoa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )