SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The impact of rapid antigen detection test (RADT) for group A streptococcus on the antibiotic prescription: an observational study from a primary care setting in Lisbon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

SANTIAGO, Luiz Miguel; COUTINHO, Tiago; JACINTO, Nuno  and  ROSENDO, Inês. Fatores que influenciam a satisfação profissional em medicina geral e familiar em Portugal: um estudo nacional. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2023, vol.39, n.2, pp.107-119.  Epub Apr 30, 2023. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i2.13467.

Objetivo:

Avaliar a satisfação profissional em medicina geral e familiar (MGF) quanto a questões pessoais, desempenho de competências especiais requeridas, organização do trabalho, relação médico-paciente, ensino e aprendizagem, equilíbrio pessoal e fatores de insatisfação.

Métodos:

Estudo observacional transversal realizado em 2021 via questionário web, especificamente construído e validado, estruturado em seis grupos sobre fatores de satisfação e um sobre insatisfação. Avaliou-se o índice de satisfação, em percentagem, pela importância relativa dos sete grupos em média ponderada. O convite para resposta foi difundido nas redes sociais específicas de médicos especialistas ou internos de MGF.

Resultados:

Amostra representativa de n=343, 106 (30,9%) do género masculino e 105 internos da especialidade (30,6%) sendo, destes, 79 (75,2%) do género feminino. O grupo etário 31-40 anos foi o mais representado: 40,8%. Nos seis grupos de fatores de satisfação a média nas respostas em intervalo [1-4] foi de 3,29, sendo menor no grupo Fatores p/ equilíbrio pessoal (2,13). Em Fatores de insatisfação, a média foi de 3,36. O índice de satisfação verificou uma média global de 68,9%.

Discussão:

Sem outros resultados para comparação, a média elevada em Fatores de insatisfação e baixa em Fatores para equilíbrio pessoal implicam reflexão, mesmo que em pandemia COVID-19 e em época reflexiva sobre o modelo público de prestação da MGF.

Conclusão:

Os médicos de MGF gostam da sua profissão. O equilíbrio pessoal não se verifica, sendo fatores de insatisfação a carga de trabalho burocrático, o volume de trabalho, a pressão mental excessiva, o salário inadequado e o não reconhecimento pelas administrações, restantes especialidades médicas e sociedade em geral.

Keywords : Medicina geral e familiar; Satisfação profissional; Avaliação holística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )