SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Doença linfoproliferativa: o quebra-cabeças médicoOs desafios do médico objetor de consciência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versión impresa ISSN 2182-5173

Resumen

COSTA, Rodrigo P.  y  COSTA, Rui. Terapêutica farmacológica inalada da DPOC nos cuidados de saúde primários: uma visão integrada. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2023, vol.39, n.3, pp.248-255.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i3.13607.

A DPOC é uma doença crónica incapacitante e caracterizada por sintomas respiratórios persistentes e por limitação do fluxo aéreo. Está frequentemente associada a múltiplas comorbilidades que devem ser geridas de forma integrada. A terapêutica inalatória é a terapêutica de eleição no tratamento dos doentes com DPOC. Quando se opta pela monoterapia, os anticolinérgicos de longa duração de ação devem ser privilegiados. A dupla broncodilatação é o tratamento basilar mais adequado para a maioria das pessoas com DPOC. A terapêutica tripla é necessária para uma subpopulação destes doentes, devendo o médico de família estar capacitado para a sua prescrição. O ensino e a avaliação regular da técnica inalatória são fundamentais para o sucesso terapêutico. Sugere-se a adoção do acrónimo EDUCAR (Explicar, Demonstrar, Usar, Corrigir, Anotar, Reavaliar) a ser aplicado em todas as oportunidades de consulta das pessoas sob terapêutica inalada, de forma a conseguir o maior benefício para o doente.

Palabras clave : DPOC; Inaladores; Broncodilatadores; Agudização; Função pulmonar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )