SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Service and communication capacity of doctors and nurses to deaf patients in primary health care, in a city from Minas Gerais, Brazil: cross-sectional studyThe importance of continuity of care in psychiatric pathology: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

CAPELA, Diana  and  BISCAIA, Ricardo. Análise de determinantes sociais da saúde na utilização de consultas nos cuidados de saúde primários. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2023, vol.39, n.4, pp.304-326.  Epub July 30, 2023. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i4.13651.

Introdução:

Os determinantes sociais da saúde (DSS) são as circunstâncias nas quais as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem e que influenciam o seu estado de saúde. Existem vários estudos sobre os DSS e a sua influência na saúde; contudo, ainda pouco se investigou acerca destes determinantes e a sua ação na procura de cuidados de saúde.

Objetivos:

O estudo pretende determinar a influência dos DSS (sexo, idade, distância da habitação à USF, nacionalidade, escolaridade, situação profissional, rendimento, disfunção social, estilos de vida) na utilização de consultas nos cuidados de saúde primários (CSP) e refletir sobre como é que estes podem ser organizados de forma mais eficiente e equitativa.

Método:

Foi realizada uma análise observacional e retrospetiva, que tem como população-alvo os utentes de uma unidade de saúde familiar (USF) com idade igual ou superior a 28 anos (n=8.781) e utiliza uma análise multivariada (regressão linear múltipla) para determinar se as variáveis independentes (DSS) influenciam a variável dependente (número de consultas nos últimos 10 anos), analisando ano a ano e realizando uma comparação entre o período pré e pós-pandemia COVID-19.

Resultados:

Através desta investigação conclui-se que os DSS têm influência na utilização de consultas nos CSP, como: sexo, idade, nacionalidade, índice de massa corporal, rendimento, escolaridade, situação profissional, disfunção familiar, distância da habitação à USF, o facto de ser não fumador e o consumo ou não de drogas. Quanto à análise dos períodos pré e pós-pandemia COVID-19 verificou-se que esta teve impacto na mudança de alguns padrões de comportamento por parte dos utentes.

Conclusão:

Acredita-se que atuando ao nível destes determinantes é possível melhorar a igualdade no acesso aos cuidados de saúde e, por sua vez, a equidade no estado de saúde.

Keywords : Determinantes sociais da saúde; Determinantes da utilização de consultas; Cuidados de saúde primários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )