SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue5Polymedication among elderly: family physicians’ perception (research project)Type 2 diabetes and the COVID-19 pandemic: what is the impact? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

MIRANDA, Suélen Ribeiro; PEREIRA, Jéssica Reis; PEREIRA, Elaine Cristina  and  VITORINO, Luciano Magalhães. Associação entre felicidade, percepção de saúde e qualidade de vida de estudantes de medicina: estudo transversal. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2023, vol.39, n.5, pp.395-402.  Epub Oct 31, 2023. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i5.13502.

Objetivo:

Verificar a associação entre felicidade subjetiva e percepção de saúde e qualidade de vida (QV) de estudantes de medicina no Brasil.

Método:

Estudo transversal com amostragem intencional. Participaram da pesquisa 362 estudantes entre o 1.º período e 4.º ano (equivalente ao 8.º período) do curso de medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), Brasil. Foi utilizado um questionário de Caracterização Sociodemográfico e de Saúde, Escala subjetiva de Felicidade de Lyubomirsk and Lepper e o WHOQOL-bref para avaliar a QV.

Resultados:

Os resultados mostram que melhor percepção de felicidade foi associada a melhor satisfação com a saúde e QV dos estudantes de medicina.

Conclusões:

O presente estudo abordou uma interessante lacuna entre a relação da felicidade subjetiva e satisfação com a saúde e QV de estudantes de medicina brasileiros. Conclui-se que os maiores níveis de felicidade dos participantes estão associados a melhor satisfação com a saúde e melhor percepção nos quatro domínios de QV do WHOQOL-bref.

Keywords : Felicidade; Qualidade de vida; Estudantes de medicina; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )