40 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

FLORES, Tiago Fernandes et al. Desenvolvimento de um vídeo formativo como instrumento para melhoria da literacia em saúde: um projeto de intervenção. []. , 40, 1, pp.31-39.   29--2024. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i1.13773.

^a

Introdução:

A promoção da literacia em saúde é crucial para que os utentes possam tomar decisões adequadas em matéria de saúde, promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos e contribuindo para a sua sustentabilidade.

Objetivos:

Promover a literacia em saúde entre os utentes de seis Unidades de Saúde Familiar (USF) no Norte de Portugal acerca da organização e estrutura dos cuidados de saúde primários (CSP) e a especialidade médica de medicina geral e familiar (MGF).

Métodos:

Estudo observacional, prospetivo, do tipo coorte. Foram aplicados questionários em formato Google® Docs a utentes com 18 ou mais anos, que preenchiam os critérios de inclusão, antes e após um mês da intervenção. A intervenção consistiu na visualização de um vídeo formativo preparado pelos autores acerca da organização e os recursos dos CSP e a especialidade de MGF.

Resultados:

O questionário pré-intervenção foi preenchido por 274 utentes, 165 visualizaram o vídeo educativo e 113 preencheram o questionário pós-intervenção. Apenas 88 utilizadores participaram em todas as fases do projeto e foram considerados elegíveis para a interpretação dos resultados. Após a intervenção verificou-se uma melhoria estatisticamente significativa na classificação geral obtida no questionário, com um aumento na percentagem de respostas corretas de 66,7% para 72,7% (p=0,004; IC 95%). Verificou-se também um aumento na taxa de respostas corretas em quase todas as questões aplicadas.

Discussão e Conclusão:

A literacia em saúde ajuda os cidadãos a tomar melhores decisões em relação à sua saúde, com um consequente impacto económico e social. Este projeto culminou na criação de uma ferramenta multimédia capaz de melhorar os conhecimentos dos utentes portugueses acerca dos CSP, passível de ser replicada noutros locais do País.

^lpt^a

Introduction:

Promoting health literacy is essential for patients to make informed healthcare decisions, ensuring more efficient resource utilization and contributing to long-term sustainability.

Objectives:

Enhance health literacy among patients in six health units in Northern Portugal, focusing on the organization and structure of primary healthcare services (PHC) and the medical specialty of general practice/family medicine (GPFM).

Methods:

An observational, prospective cohort study was conducted. Questionnaires in Google® Docs format were administered to patients aged 18 and older who met the inclusion criteria, both before and one month after the intervention. The intervention involved watching an educational video created by the authors about PHC's organization, resources, and GPFM specialty.

Results:

The pre-intervention questionnaire received responses from 274 patients, with 165 of them viewing the educational video and 113 completing the post-intervention questionnaire. Eighty-eight participants engaged in all phases of the project and were considered eligible for result analysis. After the intervention, there was a statistically significant improvement in the overall questionnaire score, with the percentage of correct answers increasing from 66.7% to 72.7% (p=0.004; CI 95%). Correct answer rates also improved across most of the questions.

Discussion and Conclusion:

Health literacy empowers individuals to make informed health choices, resulting in economic and social benefits. This project led to the creation of a multimedia tool that can enhance the understanding of Portuguese patients regarding PHC, with potential for replication in other regions of the country.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )