SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Síndroma genético de Bardet-Biedl e o médico de família: relato de casoMedicina geral e familiar: quo vadis? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

TEIXEIRA, Sara Pereira et al. Onicomadese secundária à doença mão-pé-boca: relato de caso. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2024, vol.40, n.1, pp.92-94.  Epub 29-Fev-2024. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i1.13585.

Introdução:

A onicomadese é o descolamento da placa ungueal a partir da prega proximal da unha. Esta alteração ungueal autolimitada foi descrita como uma complicação tardia da doença mão-pé-boca, uma infeção viral comum em crianças.

Descrição do caso:

Criança do sexo feminino de quatro anos, acompanhada pelo pai (representante legal), recorreu a consulta aberta (CA) com um quadro de febre alta, vesículas e pústulas na mucosa oral, língua, períneo, palmas e plantas das mãos e pés. Foi feito o diagnóstico de doença mão-pé-boca. Após três semanas recorre novamente a CA, com resolução completa do quadro viral, mas com alterações ungueais compatíveis com onicomadese.

Comentário:

A onicomadese secundária à doença mão-pé-boca é uma manifestação relativamente incomum, mas que causa bastante ansiedade aos pais. O reconhecimento desta associação permite orientar os pais sobre a situação transitória e benigna que pode surgir com esta infeção viral, evitando ansiedade, sobreutilização dos cuidados de saúde e tratamentos desnecessários.

Palavras-chave : Onicomadese; Doença mão-pé-boca; Sobretratamento; Ansiedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )