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Revista Nutrícias

versión On-line ISSN 2182-7230

Resumen

ROCHA, Ada  y  LEITE, Daniela. Avaliação da Qualidade dos Lanches numa População com Necessidades Especiais. Nutrícias [online]. 2012, n.15, pp.05-08. ISSN 2182-7230.

Objectivos: Avaliação quantitativa da composição dos lanches consumidos a meio da manhã e a meio da tarde, numa população com necessidades especiais de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Metodologia: Amostra constituída por 58 participantes, com idades compreendidas entre os 17 e os 61 anos. Foi estimada a composição nutricional de 621 lanches consumidos a meio da manhã e 733 lanches consumidos a meio da tarde, através da observação directa e do registo de cada tipo e quantidade de alimento, bem como marcas comerciais, no momento do consumo. Relacionou-se o Valor Energético Total e a percentagem de macronutrientes do total dos lanches da manhã e dos lanches da tarde com as recomendações para adultos e com variáveis antropométricas, demográficas, familiares e socioeconómicas da amostra, obtidas através de um inquérito aplicado aos cuidadores. Resultados: A maior parte dos lanches da manhã e dos lanches da tarde foi trazida de casa. A mediana do teor de açúcares dos lanches da manhã e lanches da tarde foi significativamente superior aos valores recomendados (três e quatro vezes superior, respectivamente), enquanto o de proteínas e o Valor Energético Total dos lanches da tarde ficou abaixo do recomendado. Os indivíduos do sexo masculino tenderam a consumir lanches com um Valor Energético Total mais elevado. 87,0% dos cuidadores considera saudáveis os lanches da manhã e lanches da tarde dos seus familiares. Os pais foram os prestadores de cuidados a preparar os lanches mais energéticos. Conclusões: Parece-nos pertinente considerar políticas educativas para os cuidadores sobre a qualidade dos lanches preparados, enfatizando a importância de optar por alimentos pouco refinados e com baixo teor de açúcares.

Palabras clave : Lanches; Composição nutricional; Cuidador; População com necessidades especiais.

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