SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número106Galo amanheceu em Lourenço Marques: O 7 de Setembro e o verso da descolonização de MoçambiqueViolência colonial e testemunho: Para uma memória pós-abissal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

SCHURMANS, Fabrice. Entre história e ficção: O fracasso do homem de exceção. Une saison au Congo (Aimé Césaire) e Lumumba (Raoul Peck). Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2015, n.106, pp.85-104. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.5888.

Este artigo analisa o modo como a tragédia de Aimé Césaire e o filme de Raoul Peck contribuem para a produção do discurso histórico relativo ao desaparecimento de Patrice Lumumba. Na primeira parte, abordo a ligação entre ficção e história à luz do debate contemporâneo relativo à capacidade de o romance fazer e dizer a história, assim como ao que a história retira da ficção. Na segunda parte, o texto incide sobre os contextos respetivos de ambas as obras, o que permitirá afinar a análise da peça e do filme. Por fim, na terceira parte, evidenciarei a maneira como Césaire e Peck representam a figura de Lumumba e reavaliam o passado colonial belga.

Palavras-chave : Aimé Césaire (1913-2008); cinema; ficção; história colonial; Patrice Lumumba (1925-1961); Raoul Peck (1953-).

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons