SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número109Dinâmicas coletivas em cenas musicais: A experiência do grupo #acenavive no Rio de JaneiroNovas configurações do álbum de música na cultura digital: O caso do aplicativo “Biophilia” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

FESCH, Gil. Rumo a uma etnografia da música contemporânea: Prólogo para um projeto de investigação. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2016, n.109, pp.163-184. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6260.

O presente artigo avança com uma discussão preliminar acerca dos fundamentos teóricos que servem de base a um projeto de investigação em curso. Para tal, desvelar se á a estratégia de aproximação ao objeto de estudo - o Remix Ensemble Casa da Música -, oferecendo, assim, um quadro de análise que permita dar passos rumo a um retrato do subcampo da música contemporânea portuguesa, e que possibilite uma leitura crítica da tão propalada crise da nova música. Desenreda se a exposição em torno de quatro eixos fundamentais: 1) breve problematização da evolução histórica da sociologia da música; 2) esboço de modelo teórico, assente numa proposta de diálogo entre conceitos chave (campo e mundo artístico); 3) revisão (sumaríssima) de literatura específica e do papel da etnografia; e 4) análise da problemática e definição dos objetivos específicos.

Palabras clave : Howard Becker (1928-); música contemporânea; Pierre Bourdieu (1930-2002); sociologia da música; teoria sociológica.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons