SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número111Relação de poder entre cônjuges e representações sociais das estratégias de influência no casal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

GALVEZ, Lina  e  RODRIGUEZ-MODRONO, Paula. Uma análise de género da Grande Recessão e do “austericídio” em Espanha. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2016, n.111, pp.133-152. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6492.

Este artigo analisa as consequências da última recessão e das medidas de austeridade nas condições de vida e de trabalho das mulheres e dos homens em Espanha. Questiona até que ponto se têm alterado e agravado desigualdades como as de género. Defende que as mulheres assumem atualmente responsabilidades adicionais prestando trabalhos não remunerados devido a cortes sociais e a privatizações, ao mesmo tempo que continuam a enfrentar a discriminação no mercado de trabalho e no acesso a centros de recursos e de decisão. Defende que esta refamiliarização na prestação de cuidados, em simultâneo com a precariedade laboral, pode ter um impacto negativo muito forte no bem-estar das mulheres e nas suas oportunidades presentes e futuras, colocando em risco os frágeis ganhos alcançados até aqui em termos de igualdade de género.

Palavras-chave : austeridade; crise económica; discriminação da mulher; Grande Recessão; igualdade de géneros; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons