SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue112Tackling Harm Reduction, Human Rights and Drug Uses on Recreational Environments: Tensions, Potentialities and Learnings from the Kosmicare Project (Portugal)Intersections in Law, Culture and the Humanities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

FONSECA, Rui Pedro. A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2017, n.112, pp.25-42. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6555.

Na contemporaneidade, o contacto entre consumidores/as e animais não humanos explorados para consumo é essencialmente mediado por representações culturais, em particular a publicidade. Uma das fórmulas de representação publicitária de animais não humanos consiste na sua antropomorfização - estes surgem como personagens fictícias que, por princípio, têm como função alcançar uma boa continuidade promocional. Mediante a seleção de um estudo do caso publicitário ‘A vaca que ri', bem como uma definição e contextualização histórica do termo, este estudo tem como objetivo compreender os corolários da antropomorfização - quer para os animais não humanos explorados para consumo, quer para os/as consumidores/as.

Keywords : animais; antropomorfismo; publicidade; representações; ‘vaca que ri'.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License