SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número116Análise crítica do discurso da Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente de Portugal 2014-2020 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

VIEIRA, Patrícia. Comércio em vez de guerra: paz perpétua sem política. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2018, n.116, pp.5-22. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.7088.

Os defensores da ideia de paz perpétua veem frequentemente a política como um impedimento para estabelecer relações pacíficas entre todos os seres humanos. Para eles, a política exacerba as diferenças que separam as nações, enquanto que o comércio une os seres humanos. Neste artigo, examina-se o desenvolvimento de argumentos contra a política e a favor do comércio desde finais do século xv até ao início do século xix. Demonstra-se como muitos pensadores adotaram uma visão idealizada do comércio enquanto atividade que leva à criação de uma comunidade internacional pacífica, eliminando gradualmente desigualdades económicas. Salienta-se ainda como estas questões ecoam nos debates contemporâneos sobre globalização.

Palabras clave : comércio livre; construção da paz; globalização; paz perpétua; relações económicas; relações políticas; resolução de conflitos.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons