SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número118Notas sobre a opinião pública alemã do século xx, colonialismo e colónias portuguesas (ensaio de aproximação) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

VUCETIC, Radina. We Shall Win(Venceremos): a cooperação cinematográfica jugoslava com a FRELIMO. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2019, n.118, pp.131-150. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.8652.

Este artigo aborda a cooperação cinematográfica jugoslavo-moçambicana, bem como o papel que Filmske novosti (“Os filmes de atualidade da Jugoslávia”) desempenhou na luta anticolonial e na colaboração com o movimento FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique). A cooperação cinematográfica jugoslava com África começou na década de 1950 e atingiu o auge na década de 1960, quando se organizaram as semanas dos filmes jugoslavos nos recém-libertados países africanos e quando Filmske novosti fez os primeiros documentários na Argélia, Mali, Tanzânia, Guiné e Moçambique. A cooperação cinematográfica com Argélia e Moçambique e o apoio aos movimentos guerrilheiros, como a Frente de Libertação Nacional - FLN (Argélia) e a FRELIMO (Moçambique), representaram o auge da solidariedade cinematográfica jugoslava com a luta anticolonial. O filme jugoslavo We Shall Win, de Dragutin Popovic, teve um papel particularmente relevante, tendo sido o primeiro documentário sobre as regiões libertadas em Moçambique e o papel militar e político da FRELIMO.

Palabras clave : anticolonialismo; documentário cinematográfico; FRELIMO; Jugoslávia; Moçambique; movimentos de libertação.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons