SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue118Notes on Twentieth-Century German Public Opinion, Colonialism, and the Portuguese Colonies (a Tentative Approach) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

SCHLIEHE, Nils. Solidariedade da Alemanha Ocidental e a luta pela descolonização da África Lusófona. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2019, n.118, pp.173-194. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.8723.

A violenta descolonização do império colonial português em África não foi travada apenas nos campos de batalha de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Uma parte importante da luta dos movimentos de libertação africanos foi a procura de apoio político e material, que receberam de países africanos independentes, Estados socialistas e numerosos atores não estatais no Ocidente. Como parte de uma onda de internacionalismo mais ampla, surgiu também na Alemanha Ocidental um movimento de solidariedade em apoio aos movimentos de libertação nas colónias africanas de Portugal. Isto foi parcialmente uma resposta à estreita cooperação do governo da Alemanha Ocidental com o regime do Estado Novo. Este artigo apresenta uma visão geral do desenvolvimento e dos participantes dos grupos de solidariedade da Alemanha Ocidental e suas atividades durante a década de 1960 e início da década de 1970.

Keywords : Alemanha Ocidental; descolonização; internacionalismo; guerra colonial portuguesa; movimentos de libertação africanos; solidariedade internacional.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License