SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número118Notas sobre a opinião pública alemã do século xx, colonialismo e colónias portuguesas (ensaio de aproximação) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

SCHLIEHE, Nils. Solidariedade da Alemanha Ocidental e a luta pela descolonização da África Lusófona. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2019, n.118, pp.173-194. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.8723.

A violenta descolonização do império colonial português em África não foi travada apenas nos campos de batalha de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Uma parte importante da luta dos movimentos de libertação africanos foi a procura de apoio político e material, que receberam de países africanos independentes, Estados socialistas e numerosos atores não estatais no Ocidente. Como parte de uma onda de internacionalismo mais ampla, surgiu também na Alemanha Ocidental um movimento de solidariedade em apoio aos movimentos de libertação nas colónias africanas de Portugal. Isto foi parcialmente uma resposta à estreita cooperação do governo da Alemanha Ocidental com o regime do Estado Novo. Este artigo apresenta uma visão geral do desenvolvimento e dos participantes dos grupos de solidariedade da Alemanha Ocidental e suas atividades durante a década de 1960 e início da década de 1970.

Palavras-chave : Alemanha Ocidental; descolonização; internacionalismo; guerra colonial portuguesa; movimentos de libertação africanos; solidariedade internacional.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons