SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número119La opacidad en los acuerdos globales. Una aproximación sociojurídica acerca del secreto en el campo legalConexão constante, privacidade e ambivalências nas dinâmicas interacionais mediadas por smartphones índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

CARVALHO, Mónica. Intertextualidade na lei para o controlo de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas em Portugal. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2019, n.119, pp.51-74. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.9028.

A partir da Análise Crítica do Discurso, examina-se a transposição da Diretiva Seveso III em Portugal, discutindo-se os aspetos mais expressivos da sua intertextualidade discursiva. Esta permite observar tanto a reprodução de discursos – quando nenhum elemento novo é introduzido – como as mudanças discursivas por meio de novas combinações. Entre os principais textos identificados, destacam-se os do universo técnico e económico da gestão corporativa, que são o principal referencial normativo da legislação em análise. Neste artigo discute-se como, através da recontextualização, esses textos exteriores, além de terem a sua própria função normativa no universo onde são produzidos, passam também a ter legalidade segundo as normas da União Europeia e as normas de cada um dos seus Estados-Membros.

Palavras-chave : acidentes químicos; análise crítica do discurso; diretivas internacionais; intertextualidade; prevenção de riscos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons