SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número119A (des)politização do trabalho – Um inquérito à função política do trabalho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

FINE, Ben. Economia e interdisciplinaridade: um passo em frente, n passos para trás?. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2019, n.119, pp.131-148. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.9230.

A economia mainstream tornou-se mais interdisciplinar. Porquê? Representará isto uma rutura com seu carácter intradisciplinar? Como é que isso se relaciona com os aspetos mais criticados – a falta de realismo e o menosprezo por metodologia e escolas alternativas e a história do pensamento económico? Que luz é que isso lança sobre a natureza da economia hoje? As respostas encontram-se na identificação do “imperialismo económico” através de três fases, enfatizando a “lógica histórica” do imperialismo económico, e como o seu confinamento inicial à oferta e demanda do mercado criou um enquadramento lógico de aplicação universal. Como resultado, a microeconomia (e econometria) triunfou sobre outros campos e métodos, de tal forma e com tal aceitabilidade que princípios que lhe são correspondentes são hoje aplicados, ainda que de modo inconsistente, com os de outras disciplinas e campos, através de um processo denominado “suspensão”.

Palavras-chave : alternativas económicas; descolonização epistemológica; economia mainstream; economia política; interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons