SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número120O encarceramento como violência: a imposição da dor nas prisões portuguesasEscrever a resistência, escrever o eu: reconstrução literária em testemunhos de prisão nos Estados Unidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

WEEGELS, Julienne. Reverter o “cemitério dos vivos”: concretizar a mudança, corporizar a resistência através do teatro de prisão na Nicarágua. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2019, n.120, pp.137-160. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.9770.

Este artigo explora a dinâmica de género e de espaço, que sustenta tanto o discurso oficial como o dos reclusos sobre “mudança” (cambio de actitud) na Nicarágua, tal como se manifestou em dois estabelecimentos prisionais durante um longo período de formação de teatro na prisão. Identificando a forma como os reclusos resistem, adaptam e se apropriam da “mudança”, ao mesmo tempo que corporizam e contestam os discursos oficiais da reeducação penal, argumento que, muito embora os espaços de reeducação apresentem oportunidades para “fazer liberdade”, aliviando temporariamente a tensão da prisão, eles também fazem parte fundamental da estrutura de poder e do domínio político-moral da prisão. Aqui, a mudança costuma ser posta em oposição à violência, mas a minha pesquisa aponta mais para uma relação dialética do que para uma oposição binária entre as duas, uma vez que dentro do sistema de cogovernação mais amplo das prisões da Nicarágua, a violência parece existir numa relação paralela, mais do que passada, aos processos de mudança dos reclusos.

Palabras clave : justiça criminal; Nicarágua; prisão; reintegração social; sistema penal; teatro.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons