SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número120Reverter o “cemitério dos vivos”: concretizar a mudança, corporizar a resistência através do teatro de prisão na NicaráguaOs dois corpos do recluso: sobrevivência e metamorfose numa prisão secreta marroquina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

LARSON, Doran. Escrever a resistência, escrever o eu: reconstrução literária em testemunhos de prisão nos Estados Unidos. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2019, n.120, pp.161-182. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.9840.

Baseado num arquivo digital de testemunhos na primeira pessoa de reclusos atualmente encarcerados nos Estados Unidos (EUA), este artigo discute textos que documentam e refletem o sofrimento daqueles que passam pela experiência de alienação da autoidentidade, que combatem essa alienação e que, juntos, mapeiam a degradação da dignidade humana no seio do atual sistema penal dos EUA e como esta pode ser combatida para recuperar a sociabilidade com outros reclusos. Escrever do seu interior representa muitas vezes um momento não apenas de resistência ao regime prisional, mas também de reconstrução do eu, que é a premissa de toda a resistência subsequente. Confrontando o testemunho atual ao contexto de um testemunho de uma era penal anterior, o artigo analisa os padrões dos textos publicados nos dias de hoje no American Prison Writing Archive (APWA). A análise sugere que a própria disponibilização do APWA poderá re-definir os futuros estudos académicos sobre as prisões dos EUA.

Palabras clave : arquivo; dignidade humana; Estados Unidos da América; prisão; socialização; testemunho.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons