SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue124Reflections on the Struggles of the Middle Classes in Brazil in the Light of the Analysis of Classes and the Real Utopias of Erik Olin Wright.Transforming the World Through Work, Aesthetics and Politics: An Analysis of Theatre Collectives as Real Utopias. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; HALLAK NETO, João  and  PRONI, Marcelo Weishaupt. A visão utópica da CEPAL e a desigualdade de renda no Brasil. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.124, pp.131-156.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.11605.

Em 2014, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) afirmava que uma estratégia de desenvolvimento direcionada para maior equidade econômica, maior justiça social e maior proteção ambiental poderia ser adotada em vários países da América Latina - um cenário que, no entanto, se desfigurou nos últimos anos. Este artigo tem assim três objetivos: (1) analisar o caráter utópico da agenda da CEPAL para a promoção de sociedades mais igualitárias na América Latina; (2) elencar os principais determinantes da redução da desigualdade de renda no Brasil no período 2004-2014; e (3) examinar a interrupção da trajetória de redução da desigualdade de renda - a partir do golpe político de 2016 e da aprovação de reformas neoliberais que aumentaram a precariedade dos empregos e enfraqueceram o sistema de proteção social -, como evidência da interdição de uma estratégia de desenvolvimento inclusivo no Brasil.

Keywords : América Latina; Brasil; CEPAL; desigualdades laborais; mercado de trabalho.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )