SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número124Reflexões sobre as lutas das classes médias no Brasil à luz da análise de classes e das utopias reais de Erik Olin Wright.Transformar o mundo pelo trabalho, pela estética e pela política: uma análise de coletivos teatrais como utopias reais. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; HALLAK NETO, João  e  PRONI, Marcelo Weishaupt. A visão utópica da CEPAL e a desigualdade de renda no Brasil. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.124, pp.131-156.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.11605.

Em 2014, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) afirmava que uma estratégia de desenvolvimento direcionada para maior equidade econômica, maior justiça social e maior proteção ambiental poderia ser adotada em vários países da América Latina - um cenário que, no entanto, se desfigurou nos últimos anos. Este artigo tem assim três objetivos: (1) analisar o caráter utópico da agenda da CEPAL para a promoção de sociedades mais igualitárias na América Latina; (2) elencar os principais determinantes da redução da desigualdade de renda no Brasil no período 2004-2014; e (3) examinar a interrupção da trajetória de redução da desigualdade de renda - a partir do golpe político de 2016 e da aprovação de reformas neoliberais que aumentaram a precariedade dos empregos e enfraqueceram o sistema de proteção social -, como evidência da interdição de uma estratégia de desenvolvimento inclusivo no Brasil.

Palavras-chave : América Latina; Brasil; CEPAL; desigualdades laborais; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )