SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue124ECLAC’s Utopian Vision and Income Inequality in Brazil.Genderlessness in the Status, Role and Artworks of Kibbutz Women Artists. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

MARQUES, Joana S.. Transformar o mundo pelo trabalho, pela estética e pela política: uma análise de coletivos teatrais como utopias reais. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.124, pp.157-178.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.11669.

O presente artigo debruça-se sobre os coletivos de artistas a partir do enquadramento teórico da ciência social emancipatória de Erik Olin Wright. A análise comparativa de coletivos teatrais em Portugal e no Brasil evidencia o caráter precário do trabalho artístico, mas revela também múltiplas resistências através de diferentes dinâmicas de organização e ação coletiva. Através de dois estudos de caso procura-se demonstrar como alguns coletivos teatrais, tal como proposto por Wright, (1) elaboram um diagnóstico e crítica do mundo e do sistema capitalista, (2) imaginam e procuram colocar na prática alternativas “viáveis” e (3) debruçam-se sobre os obstáculos e as possibilidades de transformação. O argumento central é que estes coletivos constituem organizações emancipatórias que articulam a sua linguagem artística com novas formas de organização social e de produção.

Keywords : Brasil; emancipação; Erik Olin Wright; estratificação social; Portugal; teatro.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )