SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número124A visão utópica da CEPAL e a desigualdade de renda no Brasil.A ausência de género no status, papel e obras de arte das mulheres artistas de kibutz. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

MARQUES, Joana S.. Transformar o mundo pelo trabalho, pela estética e pela política: uma análise de coletivos teatrais como utopias reais. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.124, pp.157-178.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.11669.

O presente artigo debruça-se sobre os coletivos de artistas a partir do enquadramento teórico da ciência social emancipatória de Erik Olin Wright. A análise comparativa de coletivos teatrais em Portugal e no Brasil evidencia o caráter precário do trabalho artístico, mas revela também múltiplas resistências através de diferentes dinâmicas de organização e ação coletiva. Através de dois estudos de caso procura-se demonstrar como alguns coletivos teatrais, tal como proposto por Wright, (1) elaboram um diagnóstico e crítica do mundo e do sistema capitalista, (2) imaginam e procuram colocar na prática alternativas “viáveis” e (3) debruçam-se sobre os obstáculos e as possibilidades de transformação. O argumento central é que estes coletivos constituem organizações emancipatórias que articulam a sua linguagem artística com novas formas de organização social e de produção.

Palavras-chave : Brasil; emancipação; Erik Olin Wright; estratificação social; Portugal; teatro.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )