SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número124Transformar o mundo pelo trabalho, pela estética e pela política: uma análise de coletivos teatrais como utopias reais. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

YUROVSKI, Ruth. A ausência de género no status, papel e obras de arte das mulheres artistas de kibutz.. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.124, pp.179-200.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.11705.

Este artigo tem como objetivo analisar o estatuto social, o papel e as obras de arte de mulheres artistas numa sociedade que se definiu como igualitária e utópica, através do estudo de caso de mulheres artistas de kibutzim israelitas. O meu argumento é que o estatuto social, o papel e as obras de arte das mulheres artistas nos kibutzim expressam a ausência de género, conforme definido por Erik Olin Wright (2011). Uma análise histórico-social do status e do papel das mulheres artistas de kibutz e uma análise artística das obras de arte de Idit Levavi Gabai, Marion Fuchs e Tzila Liss, demonstrarão como o kibutz, pelo menos do ponto de vista das suas artistas, pode ser abordado e usado como um exemplo de uma sociedade sem género.

Palavras-chave : arte; ausência de género; Erik Olin Wright; kibutz israelita; mulheres.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )